Colisões traseiras e outros
imprevistos que possam comprometer segurança na estrada, podem ser evitados se
o carreteiro conhecer a relação velocidade-distância de frenagem e os fatores
que a alteram
Por Daniela Giopato - Foto:
Arquivo
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Quando o assunto é segurança,
o motorista de veículo de carga deve estar atento sobre qual a velocidade e
distância deverá manter para não causar acidentes em caso de imprevistos como
freadas ou manobras arriscadas. De acordo com definição do Centro de Prevenção
de Acidentes (CEPA Safe Drive), a velocidade relativamente segura é aquela na
qual o veículo é conduzido com máxima atenção considerando o estado psicofísico
do condutor, tipo e estado de conservação da via, clima, fluxo de trânsito,
volume de carga transportada e, principalmente, o espaço frontal de segurança
disponível para frear ou manobrar sem risco de perder o controle do veículo.
Para o gerente de consultoria
do CEPA, Dennys Riper, o condutor seguro controla sua velocidade sabendo que
assim ele preserva sua integridade e não transfere o risco a terceiros. Cita
como exemplo um caminhão trator com semirreboque de 19,80m, carregado com 40
toneladas a uma velocidade de 80 km/h. A distância média total de parada será
de 98 metros. Em outro caso, um caminhão biarticulado de 25 metros e carregado
com 60 toneladas, também a 80 km/h precisa de uma distância segura de parada de
108 metros.
O fato do motorista não
respeitar e desconsiderar o espaço disponível para frear ou manobrar é a
principal causa da colisão traseira, um dos acidentes mais comuns. Para evitar
esse risco, o motorista deve conhecer a relação velocidade-distância de
frenagem e os fatores que a alteram. É necessário guardar espaço à frente que
lhe permita manobrar ou parar sem risco de colidir ou perder o controle da
unidade. "Em condições adequadas, o motorista de veículos articulados deve
aplicar a regra dos seis segundos de separação do veículo da frente. Dirigindo
sob neblina, chuva ou com pavimento irregular, aumente este espaço de segurança
para oito segundos", acrescenta Riper.
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