DAF produz o
primeiro XF 105 na sua nova fábrica em Ponta Grossa
A DAF ainda não finalizou as
obras de sua fábrica em Ponta Grossa (PR), mas já está cumprindo com seus
compromissos comerciais: na terça-feira (02/10) saiu da linha de montagem de
caminhões, que já tem os maquinários instalados e funcionários contratados, a
primeira unidade produzida do pesado XF 105, o modelo que abastecerá as 20
concessionárias da marca a partir de outubro. A fábrica será erguida em um
terreno com 2,3 milhões de metros quadrados, mas não há data definida para a
inauguração oficial.
“A estratégia da DAF em
investir no Brasil está diretamente ligada ao potencial do País, extremamente
estratégico para o desenvolvimento da companhia em mercados emergentes.
Começaremos com o nosso campeão de vendas na Europa, o XF 105, mas nos
preparando para trazer outras famílias de caminhões”, afirma Marco Davila,
presidente da DAF Brasil.
O XF 105 será oferecido nas
versões 6×2 e 6×4 e com duas opções de cabine, Confort Cab e Space Cab. Uma
unidade do caminhão (que tem mais de 3,2 mil peças e demora cerca de nove horas
para ser montado) será entregue por dia nos meses de outubro e novembro. Em
dezembro, serão duas unidades por dia, chegando a quase 200 unidades até o fim
do ano. Em 2014, o objetivo é fabricar, com o mesmo padrão mundial de qualidade
da Paccar, 2,5 mil caminhões em dois turnos. Atualmente, são 150 funcionários,
número que deve dobrar já no ano que vem.
O presidente da DAF no Brasil,
Marco Davila afirma que a empresa já tem 60 fornecedores brasileiros definidos
e que deverão ser 80 até o fim de 2014. Mais de 70% deles estão instalados em
São Paulo. Os demais estão espalhados entre as regiões Sul e Sudeste do País. A
marca conta ainda com 160 empresas de autopeças europeias, de países como
Holanda, Alemanha e Bélgica, que enviam os componentes por meio do porto de
Paranaguá (PR).
Entre os principais parceiros,
a Tupy foi escolhida para fundir o bloco e o cabeçote do motor do XF 105, que
depois deste processo é enviado à Holanda para ser montado pela sede da DAF e
volta ao Brasil. O eixo traseiro, pela Meritor. O eixo dianteiro, pela própria
DAF. A suspensão é da Suspensys. Caixas de câmbio e direção são da ZF. Os pneus
escolhidos são feitos pela Goodyear.
Rede de Concessionárias
Até o fim de 2013, a DAF
contará com uma Rede de 20 Concessionárias, distribuídas por todas as regiões
do País, com foco inicial no Sul e Sudeste. A previsão é dobrar esse número já
em 2014. “Escolhemos grupos que têm foco na qualidade de serviço, no
atendimento e na visão de longo prazo. Nossa Rede terá papel fundamental no
desenvolvimento dos negócios da DAF no Brasil, que está chegando para mudar os
padrões no transporte de carga de longa distância. Vamos oferecer ao mercado
caminhões robustos, confortáveis e eficientes. Nossa meta é conquistar 10% do
mercado brasileiro em cinco anos”, acrescenta Michael Kuester, diretor
Comercial da DAF Brasil.
Foto: Ricardo Almeida/ANPr
Postar um comentário