Subsidiária da Vale quer que
operação que atualmente leva mais de um dia seja realizada em seis horas até
2017
A VLI (Valor da Logística
Integrada), subsidiária da mineradora Vale, quer que até 2017 o tempo de
descarga no Porto de Santos (SP) caia de 30 para seis horas.
Em cinco anos, a empresa
estipula investir a quantia de R$ 9 bilhões na incorporação de 7.500 novos
vagões, ampliação das linhas ferroviárias e modernização portuária para
expandir em 12 milhões de toneladas a capacidade logística. As obras no Porto
de Santos devem começar em janeiro de 2014.
Atualmente, um vagão chega ao
Porto de Santos e leva trinta horas para ser descarregado. No Porto de Tubarão,
em Vitória (ES), a operação de descarregamento é feita em seis horas. Segundo
Marcelo Spinelli, presidente da VLI, a proposta visa ampliar a capacidade de
descarga de Santos com o descarregamento de três trens simultâneos.
Além dos novos vagões, a
empresa vai comprar 210 locomotivas. Cinco novos terminais intermodais serão
construídos. A expansão do Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio
Mesquita) prevê a construção de três novos berços de atracação para a movimentação
de grãos, farelo, açúcar e fertilizantes, única carga operada hoje, adicionando
12,5 milhões de toneladas anuais de capacidade ao sistema portuário de Santos.
Fonte: www.transportabrasil.com.br
Postar um comentário