Centro especializado em segurança viária
recomenda a instalação de espelhos extras para
que o condutor tenha as áreas de "ponto
cego" reduzidas, principalmente do lado direito.
Considerando que a visão
é responsável por 90% das informações necessárias para uma direção segura, a existência de pontos cegos - áreas na parte externa do
veículo em que um
objeto ou pessoa é
ocultado por uma obstrução
ou limitação de
visibilidade, ocasionada por peças
estruturais e as dimensões
do próprio veículo - pode ser crucial para
a garantia de uma boa viagem.
Embora não
existam dados relativos ao índice
de acidentes causados por este problema, a falta de conhecimento destes pontos
pode explicar parte das inúmeras
colisões laterais
que ocorrem entre os veículos
de grande porte e automóveis
ou motos, primordialmente em conversões
ou mudanças de
faixas.
Segundo uma análise
do Cesvi (Centro de Experimentação
e Segurança Viária), alguns fatores que
podem influenciar na visibilidade lateral são
o tamanho e posição
das áreas envidraçadas nas portas e dos
espelhos retrovisores, o tipo de espelho (mais ou menos convexo) e a quantidade
de espelhos à
disposição do
condutor. Já os
pontos que afetam na visibilidade frontal são
o tamanho e inclinação
do para-brisa, o formato da carroceria (capô)
e as dimensões das
colunas dianteiras, além
da inclinação e
largura destes itens.
Para se prevenir contra este problema, o instituto dá algumas dicas para os
motoristas. De acordo com o Cesvi, boa parte dos modelos novos de caminhões vêm equipados com múltiplos espelhos
retrovisores, incluindo os que são
colocados sobre a porta lateral direita do veículo,
possibilitando minimizar a área
cega próxima a roda
dianteira. Com isso, uma recomendação
do centro é que os
caminhões que não possuam espelhos extras
instalem este item para que o condutor tenha as áreas
reduzidas, principalmente do lado direito, uma região mais suscetível
a colisões nas
manobras.
De acordo com o Cesvi, outra medida que aumenta a segurança é o treinamento. Conforme informações divulgadas pelo
centro, após a
realização de um
curso de prevenção
de acidentes para condutores de uma frota de caminhões de uma empresa da Grande São Paulo, que incluiu a análise das áreas cegas, foi
verificada uma redução
de 50% dos sinistros.
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